1 de setembro de 2013

PV reuniu em Encontro com políticos para discutir eleições 2014 e estratégias para fortalecer o partido e as necessidades do Estado.

Foi em um clima de descontração e debates sobre as necessidades do Estado do Pará e sobre as eleições de 2014 que realizou-se ontem (31), no auditório da Alepa o IX Encontro Estadual do Partido Verde (PV) do Pará. Que contou com a presença de Luis Penna, presidente nacional do PV e presidente nacional da Comissão de Meio Ambiente, Sarney Filho, líder do PV na Câmara dos Deputados.

O assunto meio ambiente não poderia faltar durante as discussões, visto que, é foco principal do PV. “Nós temos discutidos sobre o modelo da hidrelétrica que ocasiona impactos ambientais, o descuido com a fauna e o desmatamento que com a rediscussão do código florestal que agora pode tudo. Nós estamos resistindo”, enfatizou Luis Penna.

Para o deputado Sarney Filho o PV que tem como lema principais as questões ambientais, embora um partido ainda pequeno assume um papel principal no Congresso. “Muita gente não sabe, mas hoje, no Congresso, nenhuma lei sobre meio ambiente é votada sem que o PV seja ouvido. Pode até perde, como já perdemos. O código Florestal entendemos que é um retrocesso, mas somos ouvidos e respeitados”, informou.

Eleições 2014
O PV tem pretensão para as eleições de 2014 levar uma candidatura própria. A meta, segundo Sarney Filho, é aumentar a bancada federal. Já foram eleitos 14 nas ultimas eleições e estão focando para o ano que vem uma bancada federal para que o partido possa ter forças nas posições.  

Para deputado Luis Penna, o PV tem um caráter democrático e não acredita em um partido único. “A ideia é impedir que cartéis de partidos decidam construir uma eleição pebliscitária, o que é empobrecedor”, afirmou. O partido tem nomes cogitados para o próximo ano, são eles: Célia Sacramento, vice-prefeita da cidade de Salvador, e Fernando Gabeira, jornalista e ex-deputado federal.

PV no Pará
Além dos assuntos sobre meio ambiente e eleições 2014, secretários, dirigentes, vereadores do PV Pará fizeram algumas ponderações sobre o que precisa melhora e fortalecer o partido no Estado. A gente tem que somar. Temos que trabalhar os municípios e nos organizar. Existem situações que afetam, seriamente nosso Estado como, por exemplo, a educação, sustentabilidade, são diversas bandeiras que devem ser levantadas pelo PV”, comentou Fred Rettelbusch, Presidente do PV Municipal Marituba.

“Sinto muito a carência das pessoas. E no interior é assim. É o caso de Bragança. Nós temos que nos doar, temos que fazer a nossa parte, temos que está engajado na política em beneficio da nossa sociedade”. Assim também ressaltou Rose Aranha do PV mulher de Bragança, sobre as necessidades de uma atuação mais ativa do partido nos municípios nos municípios.   

 Para Gabriel Guerreiro, deputado estadual enfatizou a Amazônia e responsabilidade de todos e cuidados devem ser tomados quanto a modernização na região. “A Amazônia não é problema brasileiro, é nosso, de cada um de nós.  Amazônia é um grande privilégio do Brasil, é um conjunto de riquezas natural do qual temos que preservar. Criar uma civilização moderna na Amazônia é um grande desafio, sob pena de sermos considerados irresponsáveis”, enfatizou.  

Convidados
Participaram da mesa os representantes dos partidos Jorge Panzera, PCdoB; Josenir Nascimento do PHS, Arnaldo Jordy PPS, João Batista do PT e Helder Barbalho do PMDB. Além do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos que durante seu discurso no encontro disse que o PV é um partido que se distingui dos demais, porque ele é um movimento, uma ideia que busca organizar a sociedade em inúmeros valores. “Essa singularidade do PV que me deixa muito a vontade na obrigação de prestigiar um encontro este. O PV não pensa somente na política, metas e estratégia de poder, ele pensa em políticas do dia a dia, de organizar a sociedade. Com isso, ele se ombreia como aliado da Ordem; e que, portanto, nós estamos aqui fundamentalmente por isso”.

Helder Barbalho (PMDB) ex-prefeito de Marituba destacou no discurso a questão das riquezas naturais do Estado e não pode se obter das qualidades que tem. E ainda, completou que o PV mais importante do que ter quantidade e ter qualidade. “O PV pode se orgulhar em ter o melhor quadro do Estado. PV cada vez melhor e cada vez mais forte” completou.

O deputado federal Arnaldo Jordy do PPS que é importante pensar em um desenvolvimento humano e ambiental com mais equilíbrio e que o Partido Verde tem sido o grande protagonista dessa ideia e não descartou uma junção de pensamentos entre os dois partidos. “O PV tem sido o grande protagonista entre essa matriz desenvolvimentista e ainda de se buscar inclusão social. Nós estaremos em comunhão pela identidade, pensamentos e valores que aproximam o PV do PPS”, afirmou.


Ao final do Encontro o presidente do PV Estadual José Carlos Lima afirmou  que o Pará precisa se um novo modelo de governo e de desenvolvimento, principalmente voltado para as pessoas, com políticas inclusivas, principalmente para juventude. Não estamos conseguindo mostrar oportunidade para a juventude. Não vemos políticas públicas para esses jovens”, finalizou o presidente estadual do PV/PA. 

2 comentários:

  1. REALIZADO O IX ENCONTRO DO PARTIDO VERDE DO PARÁ

    Aconteceu no dia 31 de Agosto de 2013, em Belém, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, o IX Encontro Estadual do Partido Verde do Pará.
    O PV do município de Castanhal esteve presente através dos Professores Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz (Suplente de Vereador e Secretário do PV), Gilberto Queiroz Carneiro (Suplente de Vereador e Presidente do PV) e Walber Magalhães (Vice-Presidente do PV).
    O Deputado Federal Luiz Penna (PV – SP) Presidente Nacional do Partido Verde e, também, Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados esteve presente. O Deputado Federal Sarney Filho (PV – MA), Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, participou do encontro. Ambos fizeram brilhantes análises da conjuntura nacional e internacional.
    Doutor José Carlos Lima, Presidente do PV do Pará e o Deputado Estadual Gabriel Guerreiro (Líder do PV na Assembléia Legislativa e Presidente da Comissão do Meio Ambiente) recepcionaram e deram as boas vindas aos representantes do Partido Verde dos municípios do Estado do Pará e aos líderes nacionais da legenda. Na abertura do evento, pela manhã, estiveram presentes lideranças políticas de várias legendas partidárias, bem como representantes de entidades da sociedade civil, como, por exemplo, Dr. Jarbas Vasconcelos (Presidente da OAB – Pará).
    Dentre os principais assuntos debatidos pelos Verdes figuraram: o aquecimento global e as mudanças climáticas ocasionadas pelos desmatamentos e emissões de gases poluentes; a Amazônia Brasileira como fonte de riqueza ecológica e protagonista na solução dos principais problemas do Brasil; o Novo Código Florestal Brasileiro; a Reforma Política; as Eleições de 2014 e a pretensão do PV de lançar candidaturas próprias para Presidente da República e demais cargos eletivos.
    Momento marcante foi a exibição do filme documentário acerca do trabalho desenvolvido pelo produtor rural Sr. Ismar Trevisan, do município de Medicilândia, que estava presente no encontro. Em seguida ele falou que antes de ter conhecimento sobre ecologia era um desmatador. Mas na atualidade vem protegendo a Floresta Amazônica e realizando reflorestamento com árvores frutíferas regionais e madeiras de lei. Aprendeu que o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho para obter mais lucros e convivência harmoniosa com o meio ambiente. O seu trabalho já é reconhecido por diversos pesquisadores e vem servindo de exemplo para outros proprietários de terra da região.
    O Professor Eugenio Ferraz, que também é Escritor, distribuiu diversos textos de sua autoria para os participantes, a fim de divulgar suas teses, por exemplos: “Reforma Política e Partidária”; “Recuperar o Patrimônio da Pátria Brasileira: Companhia Vale do Rio Doce”.
    Este acontecimento foi muito importante e representa uma nova fase na trajetória evolutiva do Partido Verde no Estado do Pará e na Amazônia Brasileira.

    Castanhal, Pará, 06 de Setembro de 2013.

    Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
    Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor
    Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
    E-mails: ebcferraz@hotmail.com / eugenioescritor@gmail.com
    Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Focar o jovem, o estudante, é preciso...

    ResponderExcluir