13 de dezembro de 2010

Ban Ki-moon diz que Conferência de Cancún foi 'sucesso importante'

Meio Ambiente

Terra

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse neste sábado que a Conferência sobre mudanças climáticas de Cancún foi um "sucesso importante", mas são necessários novos esforços para prosseguir avançando.
O que se antecipava como uma repetição do fracasso de 2009 em Copenhague preocupava muitos funcionários da ONU, mas Ban disse que as negociações "alcançaram um sucesso importante para um mundo que precisava disso".
"Os governos se uniram para uma causa comum, pelo bem comum, e concordaram em avançar para enfrentar o desafio de nosso tempo", disse.
A Conferência da ONU de Cancún adotou acordos que incluem a criação de um Fundo Verde para ajudar os países em desenvolvimento, um mecanismo de proteção das florestas tropicais, "fortes reduções" das emissões de CO2 e garantias de que não haverá um espaço entre o primeiro e o segundo períodos do Protocolo de Kioto.
Ban qualificou o acordo de "pacotes de medidas para construir juntos um futuro de baixas emissões de carbono".
O líder da ONU agradeceu aos líderes e elogiou os compromissos assumidos na conferência, onde - disse - os países "provaram que as Nações Unidas podem obter resultados nos temas globais mais desafiadores do nosso tempo".
"Ainda resta muito trabalho a ser feito, o sucesso da conferência da ONU sobre as mudanças climáticas de Cancún fixou para o mundo um caminho mais seguro, mais próspero, e um mundo sustentável para todos", disse Ban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário